segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Extraordinário de R.J. Palácio

Normalmente quando eu pego um livro para ler é para, além de entretenimento, poder sair um pouco da minha realidade, por isso sempre temi ler o livro Extraordinário, mas superei meus medos de chorar com algo que estava presente em nossas vidas e comecei a lê-lo. E não me arrependo até hoje de dar somente um adjetivo para esse livro, extraordinário.
August Pullman é um garoto que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, isso lhe impôs a várias cirurgias desde seu nascimento. Agora com seus 10 anos e nunca tendo frequentado uma escola, apenas estudando em casa, Auggie vai começar a estudar em uma escola normal e experimentar a vida como ela é. Pena que a sociedade não o vê como normal, coisa que deveria acontecer.


Você conhecerá o mundo por meio dos olhos de uma criança que acaba de ingressar na sociedade, tudo que ela consegue conquistar por meio do esforço e do amor. Infelizmente o livro conta com toda a realidade de uma vida, até mesmo o bullying, que é o que Auggie sofre logo de cara, no seu primeiro dia de aula. Eu realmente pensei que esse livro seria apenas contado por Auggie, mas é aí que você se engana! Vamos conhecer também um pouco da vida de Olívia, sua irmã mais velha, que apesar de não sofrer da mesma síndrome que seu irmão ela sofre de ciúmes. É meio triste conhecer um pouco de sua cabecinha, por que ela não quer sofrer de ciúmes e acha que tudo isso é errado, mas ela sofre. Conhecemos também as crianças que vão fazer parte do novo mundo Auggie, como Jack Will e Summer. Sinceramente, eu sou APAIXONADA pela Summer, ela é uma menina engraçada, alegre e que aceita Auggie do jeitinho que ele é. Jack é um garoto especial, ele é um amigo que qualquer um deseja ter! Temos vários outros personagens importantes na vida de Auggie, mas eu realmente não fiz essa resenha para contar toda a história para vocês, é divertido ler essa história por si mesmo, August Pullman me mostrou um mundo maravilhoso, cheio de cor e alegria. Para um garotinho de 10 anos ele é muito zoeiro (hahaha)! E inteligente, mesmo tendo estudado em casa ele deve ser um dos que tem as notas mais altas de sua turma. 
Tem partes que eu verdadeiramente amo nessa história, como no acampamento, ou quando as meninas de sua turma riem de suas piadas. Ou como o final que foi o desfecho de livro que eu mais chorei em minha VIDA. AH, também tem uma coisa que eu gostei muito foi sobre a autora colocar em cada começo de capítulo o trecho uma música ou de outro livro, ou mesmo um filme, foi uma das coisas mais lindas do mundo, já que mostra o amor que existe no nosso grande mundo.

''Você é lindo, não importa o que digam
Palavras não podem derrubá-lo
Você é lindo de todas as formas
Sim, palavras não podem derrubá-lo'' 
- Christina Aguilera ''Beautiful''

R.J. Palácio fez um livro realista que conta com a parte triste da nossa sociedade e aquela parte maravilhosa repleta de sorrisos e bochechas doloridas de tanto rir, rir de alegria.
Então é isso, não fiz uma resenha de encher os olhos e de você virar para mim e falar ''Esse é o livro da minha vida!'', não, definitivamente não. Só queria mostrar que as vezes é bom ter um pingo de realidade é bom, que Auggie é o exemplo de várias pessoas guerreiras que temos nesse mundo.


''Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.''


Ps: Esse livro conta com alguns extras que é o Capítulo de Julian e Plutão, e mais um livro que eu sou louca para comprar que se chama os 365 Dias Extraordinários; O livro de Preceitos do Sr. Bowne. E aproveitem que na Submarino está MUITO barato o livro *- * 




0 comentários:

Postar um comentário